INVESTIR NA JUVENTUDE É GARANTIR O FUTURO

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Voluntariado Jovem para as Florestas em Pombal


O Município de Pombal está a levar a efeito mais uma edição do programa "Voluntariado Jovem para as Florestas", promovido em parceria com o Instituto Português da Juventude, que tem como objectivos incentivar a participação dos jovens no grande desafio que é a preservação da natureza e da floresta em particular e reduzir, assim, o flagelo dos incêndios, através de múltiplas acções de prevenção.
A candidatura do Município de Pombal, que foi aprovada pelo IPJ, pretende fomentar a sensibilização e consciencialização para a defesa da floresta, diminuição da área ardida e queimada, e do número de ocorrências de fogos florestais.
O projecto desenvolve-se na área do concelho de Pombal, tendo como objectivo a sensibilização das populações locais de forma a incutir princípios de protecção dos recursos florestais e ecossistemas, vigilância apeada, vigilância móvel e vigilância fixa.
Este projecto iniciou-se na segunda quinzena de Julho e o encerramento está previsto para o final de Setembro. O número de horas diárias por participante é de 05h30, correspondentes a dois turnos diários. O primeiro turno decorre entre as 10h00 e as 15h30 e o segundo turno entre as 15h30 e as 20h00.
Os voluntários para este projecto encontrar-se-ão identificados com t-shirt e cartão de identificação recebendo formação em identificação da principal flora existente; em orientação, cartografia e progressão no terreno e em identificação de sinais de alerta.
Será ainda assegurado material para este projecto nomeadamente Bússolas, Binóculos e Cartas Militares. Os participantes terão um seguro de acidentes pessoais, tendo ainda direito a uma bolsa diária de participação de 12€.
Os coordenadores do projecto, são a responsável pela Loja Ponto Já, Karina Guergous e o Comandante Operacional Municipal da Protecção Civil Nuno Osório, com o acompanhamento do Vereador da Juventude Pedro Pimpão.
Os jovens voluntários estiveram reunidos no salão nobre dos Paços de Concelho para uma sessão de formação sobre a importância do voluntariado jovem. Esta sessão contou com a participação dos coordenadores locais do projecto, bem como, com a presença de Carlos Barata em representação do IPJ.